Em poucas palavras, sim. Aprenda como essa forma eficaz de terapia pode fazer maravilhas para adultos que vivem com transtorno do neurodesenvolvimento.
Os desafios de viver com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) não se limitam apenas às crianças. A condição geralmente dura até a idade adulta, onde os profissionais que trabalham e às vezes os pais precisam lidar com sintomas que dificultam a organização, o foco e o domínio do comportamento impulsivo. Felizmente, como muitas outras condições que afetam a saúde mental, o TDAH pode ser efetivamente tratado com a ajuda da terapia cognitivo-comportamental (TCC), um tratamento não farmacológico popular para tudo, desde ansiedade e depressão até distúrbios alimentares. Juntamente com a medicação certa, a TCC é atualmente considerada o principal tratamento baseado em terapia para aqueles que vivem com TDAH.
O que é TCC?
Essa forma de psicoterapia analisa as razões subjacentes a certos padrões de pensamento e ajuda as pessoas a mudar a maneira como se veem e reagem a esses pensamentos, geralmente em conjunto com um dos vários distúrbios psicológicos.
De acordo com a American Psychological Association (APA), a TCC tem se mostrado eficaz para uma série de problemas de saúde mental, incluindo:
Transtornos de ansiedade
Depressão
Distúrbios alimentares
Problemas conjugais
Transtorno por uso de substâncias
Em última análise, ele se concentra em mudar pensamentos e comportamentos disfuncionais para que você possa se sentir melhor e melhorar sua vida.
Como a TCC é usada com TDAH
A TCC para TDAH envolve a análise de como os sintomas da condição – desatenção, hiperatividade e impulsividade – afetam negativamente a vida de uma pessoa e, em seguida, propõem táticas de como mudar pensamentos e comportamentos para minimizar esses impactos. Funciona melhor para adultos (não crianças) com TDAH.
Os adultos com TDAH são os que realmente podem se beneficiar da TCC. A TCC está realmente focada em ajudar a identificar maneiras pelas quais o pensamento e o comportamento são úteis ou não. Concentra-se no impacto emocional dos comportamentos – aansiedade, depressão, baixa auto-estima, todos esses efeitos colaterais muito infelizes de uma vida inteira de solavancos e contusões de TDAH. A TCC também visa identificar os “gatilhos” e, em última análise, ensiná-lo a reformular seu processo de pensamento, acrescenta ela.
Por exemplo, pessoas com TDAH geralmente lidam com baixa auto-estima. Pensamentos como “Não valho nada” ou “Não posso fazer…” podem interferir no sucesso. A TCC ajuda a ensinar as pessoas a olhar para esses padrões de pensamento como hipóteses em vez de fatos, abrindo-as para outros pensamentos como: “Eu posso fazer isso…” Em última análise, a TCC ensina você a analisar seus padrões de pensamento e reformulá-los.
Da mesma forma, a TCC pode ser realmente útil para lidar com hiperatividade e impulsividade, buscando aqueles momentos de impulsividade ou as ações que atrapalharam seu planejamento. Observa os padrões e analisa um pouco o que acontece com seu comportamento e o que atrapalha [o sucesso]. Por exemplo, talvez sua impulsividade se manifeste como gastos excessivos. Nesse você refletiria sobre como pensa e se sente durante e depois de comprar impulsivamente e quais são as consequências no mundo real. Então, você criaria estratégias para minimizar a chance de agir por impulso no futuro. Isso pode significar definir uma regra de que você deve esperar de 12 a 24 horas depois de encher um carrinho de compras online antes de realmente comprar ou trazer um amigo de confiança com você ao shopping para ajudá-lo a conversar sobre possíveis compras antes de ir ao caixa.
Como a TCC e a medicação para TDAH funcionam juntas?
A TCC pode ser eficaz no tratamento do TDAH a ponto de a pessoa não precisar tomar remédios. Mas em outros casos, é usado em conjunto com medicamentos. Para uma parcela das pessoas, alguma combinação de medicação e terapia pode ser melhor. Embora altamente individual, a decisão de usar remédios, terapia de fala ou ambos dependerão da gravidade de seus sintomas, como eles afetam sua vida e de algumas tentativas e erros à moda antiga para ver qual tipo de tratamento funciona para você.
Qual tratamento você tentará primeiro também dependerá da preferência pessoal. Alguns estudam apontam que que a terapia comportamental é o tratamento de primeira linha, mas outras dizem que os medicamentos são de primeira linha porque podem reduzir os sintomas o suficiente para dar algum espaço para respirar para realmente usar as habilidades que aprenderam na terapia. Se seus sintomas estiverem em todo lugar, pode ser difícil aprender e adquirir habilidades nas sessões de TCC. A medicação pode ajudar a desacelerar tudo o suficiente para que você possa praticar o que está aprendendo na terapia. O ponto principal é que, para um grupo de adultos, uma abordagem combinada realmente pode ser mais eficaz.
Hoje, a TCC é normalmente recomendada como o principal tratamento baseado em terapia para o TDAH em adultos, de acordo com uma revisão de pesquisa de 2021 publicada no PLOS One . A revisão aponta que as metas e metodologias de tratamento mudaram ao longo dos anos, mas a TCC em suas diversas formas continuou a mostrar benefícios no tratamento do TDAH.
Psicóloga Jessyca Nascimento
Esp. em Neuropsicologia
CRP:05/49011
Se você quiser saber mais sobre o meu trabalho relacionado ao TDAH, entre em contato. Ligue ou envie mensagem para (21) 99525-0088.
コメント