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Avaliação Neuropsicológica para o diagnóstico de TDAH

Atualizado: 8 de dez. de 2023

Ao contrário da crença popular, não existe um único teste ou lista de verificação para diagnosticar o TDAH. Na verdade, é um diagnóstico neurocomportamental complexo e muitas vezes mal diagnosticado. Para esse fim, o TDAH compartilha muitos sintomas com outros transtornos, como transtornos de personalidade, ansiedade, transtorno bipolar e depressão. Este texto fornecerá uma breve visão geral dos critérios de TDAH.


De acordo com o DSM-5-TR, o TDAH é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento porque os sintomas começam os sintomas começam porque os sintomas começam no período de desenvolvimento. Indivíduos com TDAH têm um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento da vida. 



Os sintomas desatentos podem incluir:

  • Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas

  • Parece não ouvir quando falado diretamente

  • Dificuldade em organizar tarefas e atividades

  • Facilmente distraído

  • Esquecimento nas atividades diárias

  • Não dá muita atenção aos detalhes.

Os sintomas de hiperatividade-impulsividade podem incluir:

  • mexe com as mãos, braços ou pernas, ou se contorce no lugar

  • deixa o assento quando se espera que permaneça sentado

  • fala excessivamente

  • frequentemente em movimento ou agem como se fossem acionados por um motor

  • interrompe ou se intromete em conversas ou jogos

  • deixa escapar as respostas

  • incapaz de virar, pegar ou jogar silenciosamente.

Além disso, os sintomas devem estar presentes antes dos 12 anos de idade, presentes em dois ou mais ambientes e causar sofrimento clinicamente significativo ou interferir no funcionamento da vida diária (trabalho, escola, relacionamentos, etc.). Por último, os sintomas não podem ser melhor descritos por outro transtorno, como depressão, ansiedade ou transtorno de personalidade.

Esses sintomas podem resultar em três tipos diferentes de apresentações:

  1. Tipo predominantemente desatento – um número qualificado de sintomas de desatenção presentes nos últimos seis meses

  2. Tipo predominantemente hiperativo – um número qualificado de sintomas hiperativos presentes nos últimos seis meses

  3. Tipo Combinado – um número qualificador de sintomas de desatenção e hiperatividade presentes nos últimos seis meses


 

Estrutura cerebral e TDAH

Numerosos estudos de neuroimagem encontraram várias anormalidades morfológicas no cérebro de crianças com TDAH. Especificamente, as anormalidades regionais incluem a redução da substância cinzenta nas regiões que compõem os circuitos frontostriatais, volume atípico da substância branca nos tratos neurais (relacionado à comunicação prejudicada entre os circuitos) e afinamento cortical. Ainda assim, estudos descobriram que o TDAH está associado à redução do volume global do cérebro. Como tal, o TDAH é o resultado de anormalidades complexas que afetam predominantemente os lobos frontais e outras regiões do cérebro. Além disso, é importante observar que a associação genética e de criação adversa foi associada à redução do volume cortical em crianças com TDAH. Assim, destacando o papel do estilo parental e as influências ambientais no desenvolvimento do cérebro.


Adultos e TDAH

Embora se pense que existe apenas na infância, os sintomas e prejuízos do TDAH podem persistir na idade adulta. As taxas de prevalência em adultos são estimadas em 2,5% (Simon, et al. 2009). Ainda assim, outros estudos descobriram que mais de 10 milhões de adultos têm TDAH.


Abordagem Neuropsicológica do TDAH

Os neuropsicólogos são especificamente treinados para compreender o funcionamento do cérebro, neuroanatomia e relações cérebro-comportamento. Portanto, ao avaliar o TDAH, um neuropsicólogo pode usar uma variedade de testes cognitivos padronizados e questionários comportamentais. Dependendo de possíveis problemas concomitantes, uma avaliação de TDAH pode ser muito focada ou amplamente avaliada para descartar ou confirmar comorbidades. Os domínios cognitivos testados podem incluir inteligência, memória, aprendizado, atenção, resolução de problemas, habilidades organizacionais e regulação emocional. Depois que os dados forem analisados, o clínico escreverá um relatório sucinto, incluindo recomendações de tratamento para ajudar a melhorar o funcionamento da vida diária.

 

O TDAH é um diagnóstico neurocomportamental complexo que compartilha sintomas sobrepostos com transtorno bipolar, TEPT, ansiedade, depressão e até mesmo alguns transtornos de personalidade. Embora a maioria pensasse existir apenas durante a infância, alguns estudos mostraram que mais de 10 milhões de adultos têm TDAH. Uma avaliação neuropsicológica pode ajudar a avaliar os sistemas de funcionamento executivo entre outros domínios cognitivos implicados no TDAH.


Finalmente, deve-se dizer que o processo minucioso em neuropsicologia no contexto de uma avaliação de TDAH não permite apenas um diagnóstico de TDAH. Mas sim, o processo de avaliação neuropsicológica também fornece um quadro de pontos fortes e fracos pessoais que serão úteis para determinar como compensar esses pontos fracos, na escolha do curso de intervenção mais adequado e na orientação de profissionais e médicos na escolha do tratamento ou medicamento.


Psicóloga Jessyca Nascimento

Esp. em Neuropsicologia

CRP:05/49011


Se você quiser saber mais sobre o meu trabalho relacionado ao TDAH, entre em contato. Ligue ou enviei mensagem para (21)99525-0088.

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